Entenda como fazer o planejamento do setor de marketing

  • Home
  • |
  • Blog
  • |
  • Entenda como fazer o planejamento do setor de marketing
Entenda como fazer o planejamento do setor de marketing

As empresas possuem áreas bem definidas para garantir a presença no mercado, e entre tantos dedicados ao alcance de metas e objetivos, o setor de Marketing se destaca como parte essencial da divulgação da marca, dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores.

A publicidade de marcas, produtos e serviços tem como objetivo apresentar ao público-alvo o que está à disposição no mercado consumidor.

O setor de marketing fica com a responsabilidade de reunir as estratégias que podem ser melhor aplicadas em cada momento, utilizando as mídias tradicionais e digitais para alcançar toda a audiência possível. 

Tipos de marketing e sua importância

Dentro do marketing tradicional, ou mesmo no outbound, como é denominado tecnicamente as campanhas ativas e “interruptivas”, as ferramentas de divulgação utilizadas estão relacionadas a:

  • Anúncios em jornais e revistas;
  • Busdoor e outdoor;
  • Folhetos e panfletos;
  • Intervalos de programação de rádio e TV;
  • Vídeos propagandas em canais como Youtube.

Diferente das mídias tradicionais, o marketing digital está relacionado às novas tecnologias, principalmente com o advento da internet e o crescimento exponencial de equipamentos que se conectam à rede mundial de computadores, e tem como características ações mais “passivas”.

Sendo assim, a estratégia de inbound marketing é aplicada dentro de planejamentos de comunicação empresarial e corporativa, a fim de atrair mais e mais leads, como são denominados os potenciais clientes.

Para isso, são utilizadas ferramentas digitais acessíveis ao grande público, como:

  • Aplicativos personalizados;
  • Lojas virtuais;
  • Portais de notícias;
  • Redes sociais;
  • Sites empresariais;
  • Criação de conteúdos e blogs dedicados.

Tudo isso pode ser alcançado com aparelhos eletrônicos diversos, como assistentes virtuais, computadores, notebooks, tablets e, principalmente, os celulares com acesso à internet, também chamados de smartphones. 

Vale destacar que há mídias que conversam entre si, propiciando aos consumidores experimentar entre o tradicional e o moderno, criando novas vivências com as marcas, atraindo e cativando cada vez mais esses usuários.

Para entender esse processo, basta lembrar que muitos anúncios televisivos, assim como folhetos de divulgação, atualmente contam com um QR code que pode levar a uma página especial na internet, com produtos em oferta, ou serviços que estão à disposição em um região devidamente estabelecida. 

Para que tudo funcione de forma plena, o setor de marketing deve desenvolver um planejamento adequado para as empresas, seja para o reforço da marca junto ao público, ou então para o lançamento de uma novidade no mercado consumidor. 

Tudo deve ser feito de maneira estrutural, com detalhes pertinentes à divulgação ampla e irrestrita, com destaque para os objetivos e metas que podem ser alcançadas. 

É importante frisar que o planejamento deve ser acompanhado por relatórios, indicando o número comparativo de crescimento de uma marca dentro do mercado estabelecido, assim como o aumento de vendas ou participação do público-alvo em relação a resultados anteriores.

Definição de metas para o setor de marketing

O planejamento de marketing precisa ser desenvolvido de acordo com as necessidades apresentadas por uma empresa, qualquer que seja o setor de atuação 

São ações propostas ao longo de um período determinado, para que metas e objetivos sejam traçados e alcançados de forma perceptível e de maneira definitiva. 

A preparação do planejamento de marketing visa 4 pontos fundamentais, que podem se apresentar complexos, mas ainda assim bastante eficientes.

1. Tenha objetivos e metas traçadas desde o início

Sem determinar um ponto de partida e um ponto de chegada, fica mais difícil colocar um planejamento de marketing em prática. 

Dessa forma, é preciso definir onde se começa a divulgação, quais as plataformas verticais apresentadas pelas redes sociais devem ser utilizadas, e como inserir maior engajamento entre os consumidores.

Os sites corporativos e as lojas virtuais precisam se adaptar ao maior número de tráfego de acesso, mantendo a estabilidade e a facilidade para encontrar produtos e serviços disponíveis. 

Assim, as metas e objetivos podem ser vislumbrados ao longo do tempo, superando cada obstáculo e alcançando os números financeiros, entre outros resultados determinantes dentro do planejamento de marketing.

2. Acompanhe o cenário em que atua

Todo planejamento de marketing está inserido em um cenário conforme as características do empreendimento em questão.

Há ferramentas que facilitam o reconhecimento desse cenário, utilizando pesquisa e aplicando estratégias específicas conforme a necessidade apresentada. 

Uma empresa que fornece climatizador para igreja tem um grande espaço de atuação, porém é necessário estudar o mercado e verificar qual o número de concorrentes, e quais os diferenciais que podem se destacar a favor da própria empresa. 

As análises complementares podem ser realizadas por meio de pesquisas de mercado, junto a associações comerciais, ou mesmo diretamente com o consumidor. Afinal, conhecer os anseios e necessidades facilita a oferta de uma solução mais apropriada.

3. Desenvolva personas para entender o cliente

A criação de personagens fictícios como o consumidor perfeito é uma das táticas implementadas dentro de um planejamento de marketing adequado.

Para entender o que os clientes de uma Construtora casas alto padrão é preciso compreender alguns estudos e criar soluções favoráveis para o processamento de compra. 

A ideia principal está em desenvolver uma persona que transmita os valores dos consumidores e estabeleça os hábitos que estão inseridos no dia a dia. 

Em diferentes casos, até mesmo as crenças podem ser aplicadas à persona, e assim garantir um cliente idealizado e fiel, trazendo resultados mais efetivos.

4. Coloque ações de marketing em prática

Dentro do setor de marketing, os profissionais atuantes precisam colocar em prática os 4 P’s, que são ações que identificam pontos primordiais, sendo eles:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Entre esses elementos fundamentais dentro do planejamento de marketing, até mesmo o orçamento da Mochila brinde corporativo proposto, faz a diferença na hora de atender ao cliente.

Isso vai ajudar a escolher as mídias para alcançar o público, a forma de divulgação dos produtos e serviços, e garantir melhor compreensão sobre as campanhas de outbound e inbound marketing.

Dicas para atrair mais resultados de marketing

Seja para estabelecer uma marca junto ao mercado consumidor, ou então para o lançamento de um novo produto ou serviço, é preciso que se tenha um planejamento de marketing sólido e bem elaborado. 

Essa responsabilidade segue a definição de metas e objetivos, e estabelece um conceito definitivo de como garantir que tudo se encaixe de forma plena em toda a estruturação empresarial ou corporativa.

1. Conheça bem o público-alvo

O consumidor é parte essencial de qualquer empresa, pois sem ele é impossível crescer e se desenvolver como produtor de bens de consumo e serviços. 

Quando as empresas relacionadas ao setor industrial precisam de um escritório para Consultoria ambiental Aracaju, a divulgação vai direcionar para aqueles que investiram em um planejamento de marketing adequado e direcionado para esse público

Logo, é muito importante conhecer o público-alvo, determinando o que pode ser oferecido e o que deve ser direcionado para outros setores. 

2. Tenha um orçamento disponível para marketing

A verba disponível para o setor de marketing deve ser utilizada em toda a plenitude, porém de maneira sensata e dentro das capacidades técnicas de atendimento ao mercado consumidor. 

Ao anunciar a chapa de alumínio composto ACM preço do fornecedor deve constar, mesmo que de forma velada, parte da verba para o marketing, e assim garantir a presença em diferentes mídias de publicidade.

Cabe ressaltar que isso está dentro do planejamento de negócios, pois o marketing faz parte de uma estrutura organizacional que visa divulgar os produtos e serviços de maneira adequada e com total capacidade de independência de terceiros. 

3. Saiba utilizar a ferramenta certa de comunicação

Esse é um ponto sensível quando se trata de uma divulgação abrangente do que se pretende oferecer ao mercado consumidor. 

Há diversas ferramentas, muitas tradicionais que vão desde o cartão de visitas e papelaria de uma empresa; até o marketing digital, que tem um alcance que extrapola os limites territoriais, e pode ser muito bom

Tudo vai depender do que se oferece ao mercado e como funciona a logística de distribuição a partir de um ponto específico, ou em conformidade com as parcerias empresariais e necessidades do negócio.

A entrega de concertina em Piracicaba por uma empresa instalada em outro município, por exemplo, pode estar dentro do planos de uma empresa, e isso se destaca no planejamento de marketing. 

Dessa forma, as várias ferramentas de comunicação disponíveis podem ser aplicadas conforme a necessidade de divulgação e os interesses do negócio e público. 

4. Faça o monitoramento frequente do planejamento

Há diversas métricas que podem ser aplicadas para fazer o monitoramento de um planejamento de marketing.

As empresas que trabalham com Laudo cmar podem utilizar as métricas de acordo com os resultados obtidos. 

Isso ajuda a tomar decisões mais precisas sobre as propagandas propostas dentro de uma campanha de marketing, por exemplo.

Caso seja necessário, as métricas podem determinar mudanças que podem ser aplicadas ao longo do caminho, e até mesmo estabelecer o nível de satisfação dos consumidores, utilizando pesquisas digitais.

Conclusão

A percepção sobre o funcionamento adequado de um planejamento de marketing deve ser acompanhada ao longo do tempo. 

Com isso fica mais fácil fazer os ajustes necessários dentro do planejamento de marketing digital, ou então estabelecer maior alcance utilizando as mídias tradicionais, identificando quais ações são mais efetivas para aquele momento e objetivo.

A mensuração dos resultados obtidos propõe uma eficiência maior do setor de marketing.

Contudo, a garantia está em planejamentos sólidos e eficientes, que são constantemente avaliados, prezando pela qualidade da marca e pela autoridade criada junto ao mercado consumidor e todos os concorrentes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Newsletter

Se inscreva para ficar sabendo sobre as nossas novidades!

Quem Somos

A Vínculo Consultoria em Comunicação e Marketing Digital, atua no mercado desde 2007, tempo suficiente para estabelecer uma ligação direta e diferenciada com os mais diversos meios de comunicação.