Metaverso: por que esse projeto é o futuro da internet?

Nesses últimos meses, depois da mudança do nome do Facebook para Meta, as discussões sobre metaverso têm aumentado na internet. Afinal, essa tecnologia pode estar mais próxima de existir do que a gente imaginava. Será que esse é o futuro da internet?

O metaverso é considerado o “próximo capítulo da Internet”, sendo um mundo virtual em que as pessoas poderão interagir, jogar, fazer compras, se divertir, não apenas vendo o conteúdo, mas estando dentro deles. Nas próximas linhas vamos te explicar tudo sobre essa nova tecnologia que pode ser o futuro da internet.

O que é o metaverso?

Esse termo, metaverso, apareceu pela primeira vez em 1992, no livro de ficção científica “Snow Crash”, escrito por Neal Stephenson. Nessa história, as pessoas usam o metaverso para escapar de uma realidade de distopia. Desde então, essa ficção tem servido para inspirar o mundo real e as novas tecnologias.

O metaverso seria uma espécie de Internet 3D, em que a comunicação, diversão e negócios irão acontecer de forma imersiva. É um universo virtual em que as interações vão acontecer por meio de avatares digitais. A ideia é que o metaverso seja desenvolvido com o auxílio de diversas tecnologias, como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas, entre outras.

Como funcionará o metaverso?

De forma simples, com o metaverso teremos a interação a interação dos dados que utilizamos hoje, somado a nossa visão física enquanto nós interagimos com o mundo real. Na realidade virtual, é comum o uso de óculos para “teletransportar” as pessoas para um mundo que existe, mas não está ao nosso alcance real. Já com o metaverso, a realidade é cada vez mais palpável. Será um espaço composto de ambientes virtuais 3D persistentes, compartilhados, vinculados a um universo virtual e real percebido.

Mark Zuckerberg explicou que com o metaverso “você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar — reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar —, bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje.”

Para você ter um exemplo concreto, imagine que você tem um avatar no universo metaverso. Esse avatar vai ao shopping, compra um livro em uma livraria, virtualmente, é claro. Esse livro, assim como todas as coisas dentro do metaverso, é pago com criptomoedas. Depois disso, um amigo pede o livro digital emprestado e você pode emprestar a ele por meio das tecnologias do metaverso. Essa interação entre as plataformas só é possível se todas elas forem compatíveis entre si.

O metaverso irá substituir a internet?

O metaverso ainda é um projeto que está na fase inicial, todas as informações que temos sobre ele são projeções. Então, ainda assim, o futuro da web está em disputa e não se sabe ao certo o que será dela nos próximos anos.

Muitos dos empresários que estão disputando o futuro da web, acreditam que o metaverso será um complemento à Internet, e não um substituto, uma vez que poderá precisar de dispositivos que fazem uso da internet.

O metaverso é mesmo o futuro da internet?

Ainda não é possível garantir que o metaverso venha a ser realidade. Para que isso aconteça, vários pontos da tecnologia atual precisam ser levados em consideração e mudados para que esse mundo se concretize. Um dos pontos é uma internet mais rápida e de baixa latência, uma vez que, a internet atual nos permite ficar conectados de qualquer lugar, porém não é capaz de lidar com o fluxo de dados de inúmeras plataformas de realidade aumentada, sendo acessada por bilhões de usuários ao mesmo tempo.

Podemos perceber que a imersão total em um mundo virtual como o metaverso promete ser assunto durante muito tempo. Para você não perder nada, o jeito é ficar atento às novidades desse mercado.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x