E-mail marketing: tudo que você precisa saber

O e-mail marketing é um dos melhores canais para se relacionar com o público, e ao contrário do que algumas pessoas acreditam, ele continua sendo muito útil para os negócios.

Diferentemente de outras plataformas, o e-mail ajuda a entregar a mensagem para todos os contatos da lista, além de ser um canal fácil de personalizar, respeitando as características da persona.

Para detalhar como implementá-lo, este artigo vai abordar o conceito de e-mail marketing, explicar como usar a estratégia e quais são as vantagens que ela pode trazer.

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia que consiste no disparo de e-mails para uma lista de contatos segmentada. Ela é formada por pessoas que já interagiram com a marca, como no caso dos usuários que baixaram um e-book.

Ao enviar mensagens para as pessoas que já se interessam pelo negócio, a marca consegue criar um relacionamento com elas e começa a entender quais são seus interesses. Diversos tipos de e-mail podem ser enviados, como:

  • Boas-vindas;
  • Confirmação de compra;
  • Envio de materiais;
  • Promoções.

Uma empresa de atendimento extra hospitalar pode enviar essas e outras mensagens para seus contatos, mas para aproveitar o potencial da ferramenta, precisa saber usá-la.

Como usar o e-mail marketing

Os negócios que estão começando a usar essa ferramenta agora se perguntam como aproveitá-la e implementá-la do jeito certo. Para isso, precisa seguir algumas práticas que se resumem aos seguintes passos.

Primeiro, é fundamental criar uma lista de contatos orgânica, visto que comprar listas prontas compromete o desempenho da estratégia.

A empresa também precisa pensar no que o contato deseja receber antes de enviar qualquer mensagem, criando uma estratégia de comunicação.

Depois, ele vai desenvolver mensagens com conteúdos relevantes, sim tentar vender a todo custo. O conteúdo deve ser focado na persona para aumentar os resultados.

Outro ponto muito relevante é criar uma rotina de envios, evitando lotar a caixa de entrada com conteúdos irrelevantes.

Depois, uma empresa de instalação de rede de proteção para janela banheiro deve analisar e comparar os resultados das campanhas para aprimorar a comunicação e os disparos.

Para colocar as estratégias em prática, é muito importante estudar e entender o funcionamento do e-mail marketing, só assim o negócio vai aproveitar todas as vantagens que ele pode trazer.

Vantagens do e-mail marketing

Investir em e-mail marketing traz muitas vantagens para o negócio, independentemente de seu segmento. Algumas delas são:

Aumento da credibilidade

A empresa vai adaptar seus conteúdos de acordo com aquilo que os leitores desejam, por isso, precisa conhecer seus interesses para que o conteúdo não seja enviado para a caixa de spam.

Um consultório de fisioterapia ortopédica hospitalar precisa conhecer sua persona para saber o tipo de material que será enviado.

Crescimento das vendas

Esse canal também é uma forma de estimular as compras por impulso, e a marca pode atrair o cliente de várias formas. Por exemplo, é possível destacar itens que são mais procurados junto com os produtos que o cliente comprou.

Também é possível criar uma oferta especial ou um desconto para compras futuras. As pessoas costumam agir por impulso quando recebem um e-mail sobre produtos relevantes relacionados às compras anteriores.

Otimiza tempo e orçamento

Muitas organizações possuem restrições em relação a tempo e orçamento, visto que qualquer tempo gasto sem ter foco em resultados provoca perda de receitas e de oportunidades para se conectar com as pessoas.

Uma das maiores vantagens do e-mail marketing é que a companhia não precisa perder muito tempo ou fazer grandes investimentos para utilizá-lo.

Criar uma mensagem ou automatizar os envios é um processo simples e rápido e que ainda rentabiliza a base de contatos.

Aumenta o tráfego do site

Por fim, com a ajuda do e-mail marketing, uma companhia de limpeza e conservação consegue aumentar o tráfego do site institucional, incluindo links relevantes com conteúdos interessantes para as pessoas.

Também pode-se criar campanhas para incentivar os clientes a interagirem com outros conteúdos disponíveis no site ou blog.

Para aumentar ainda mais o alcance, a corporação pode incluir botões de compartilhamento nas mensagens de e-mail para incentivar os usuários a promoverem os materiais em suas plataformas sociais.

Considerações finais

O e-mail marketing é um excelente recurso para qualquer negócio que queira ter uma comunicação mais próxima com as pessoas e garantir o alcance de sua mensagem.

É uma estratégia simples e prática e que ainda conta com ferramentas de automação que possuem versões gratuitas e acessíveis para qualquer tipo de empresa.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias

  • Estratégias
  • Google ADS
  • Inbound Marketing
  • Jornadas
  • Marketing
  • Redes Sociais
  • Tecnologia
  • Tendências
  • Vendas